segunda-feira, 28 de abril de 2008

domingo, 27 de abril de 2008

ASAE E PJ com objectivos

Paulo Portas, denunciou ontem que a Direcção Nacional da ASAE, emitiu ás direcções regionais um comunicado onde fixa um número mínimo de tarefas, que cumpridas, podem levar a ganhos por parte dos inspectores daquela polícia.
Paulo Portas, cita um documento classificado de confidencial, que lhe chegou ás mãos e que foi distribuído na Direcção Regional do Norte da ASAE.
Segundo Paulo Portas “ cada inspector daquela direcção da ASAE "tem que detectar 124 infracções, levantar 61 processos de contra-ordenação, que vão terminar em coimas, abrir oito processos-crime e fechar ou suspender o funcionamento de pelo menos seis estabelecimentos (…) e até têm de, por instrução central, fazer, pelo menos, duas detenções de pessoas", frisou.
António Nunes, já veio desmentir tal situação, mas Portas garante ter as provas.
Já este domingo, o DN avança com a notícia que os inspectores da Policia Judiciaria também vão trabalhar por objectivos, com vista a avaliar o desempenho dos agentes.
Segundo o jornal, “os inspectores da Polícia Judiciária (PJ) vão passar a ter uma nova avaliação do seu desempenho, que terá como critério o número de acusações propostas ao Ministério Público, ou seja, as investigações concluídas. Esta nova avaliação está prevista no Sistema de Avaliação de Desempenho dos Serviços da Administração Pública (SIADAP). Uma avaliação que poderá vir a ser feita com base no número de processos que, investigados pela PJ, tenham depois a acusação proferida pelo Ministério Público”

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Se a revolulção fosse hoje...




  • Se a revolução estivesse pensada para os dias de hoje, provavelmente seria um fracasso.

  • A coluna vinda de Santarém seria mandada parar algures no Campo Grande, pois os radares detectores de velocidade, dariam conta de velocidade abaixo de mínimo, o que Seia suspeito.


  • Frente ao Quartel do Carmo, as tropas começariam a ficar irritadas, pois os funcionários da EMEL multaram duas chaimites e três jipes, por estacionamento irregular e falta de talão.


  • Ao mesmo tempo, e devido à recusa dos militares em retirar as viaturas, os “sapos” pediriam ajuda à polícia municipal para rebocar para o parque da câmara, as chaimites e os jipes.


  • Salgueiro Maia, seria multado pela PSP por infringir a lei do ruído ao usar o megafone para pedir a rendição de Marcelo Caetano.


  • A ASAE, faria o controle da venda das flores e das bifanas, e o ministério das finanças controlaria a venda das flores, obrigadas a recibo e a factura.


  • A PSP, deteria mais de 1000 pessoas por manifestação ilegal, e identificaria alguns jornalistas que estaria para lá da barreira de segurança.


  • Marcelo Caetano, teria de pagar multa, por viajar para o exílio sem passaporte válido.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

RETRATOS DA NOSSA TERRA

BAIRRO DA ÓNIA, JUNTO Á GNR




UMA FILA DE CADEIRAS PARA SENTAR E ... PASSAR O TEMPO

ISTO SIM. É QUALIDADE DE VIDA.

Qual o candidato que a secção de Azambuja do PSD irá apoiar?

Até à data, a concelhia local ainda não se manifestou, e sabendo o ESTADOVELHO que nas últimas eleições para o partido a tendência foi para Marques Mendes, fica no ar se o apoio será agora dado a Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite ou Santana Lopes.
È verdade que Pedro Passos Coelho é amigo de longa data de Jorge Lopes e até de alguns ilustres militantes de Azambuja. Mas também é verdade que os analistas políticos atribuem à sua candidatura um peso “pouco pesado” face aos outros dois.
Jorge Lopes já arredou, no seu blogue, qualquer hipótese de votar em Manuela Ferreira Leite, contudo acredito que ainda não se tenha decidido em qual dos outros dois irá votar.
"não me esqueço da sobranceria, do autoritarismo e do completo desrespeito que sempre manifestou pelos militantes da Secção de Azambuja e pelo trabalho que estes então desenvolviam no Concelho.Estou certo que companheiros como a Isabel Laureano, a Natércia Serranito, a Conceição Maurício, o João Pombo, o Luis Leandro, o Jorge Fazendas ou o Hugo Caldeira, entre muitos outros, também se lembram muito bem das nossas reuniões com a Dra. Ferreira Leite, que mais não eram do que meros monólogos autocráticos"
Se em Pedro Santana Lopes, apoiado por Menezes, que Lopes apoiou, ou no Pedro Passos Coelho de quem é amigo.
Acredito que o antigo presidente da concelhia, tem agora de reflectir sobre o futuro, assim como os outros militantes, que segundo consta, não querem o regresso da antiga ministra das finanças, pelo que “fez à secção de Azambuja”.
E estas razões não são inteiramente boas. É verdade que enquanto ministra prestou um “bom” serviço ás finanças públicas, o que é relativo, mas também é verdade que Ferreira Leite esteve na origem das candidaturas de Virgínia Estorninho, e Pedro Lynce à câmara de Azambuja, algo que Lopes e grande parte dos militantes não esquece,
Ora se Pedro Passos Coelho, tem uma margem mínima de hipótese para chegar à liderança do partido, a escolha cairá para Pedro Santana Lopes. Ou não, porque ainda falta um tal de Neto, e um Patinha Antão que estão na corrida. E como no PSD de Azambuja acontecem sempre as coisas mais estranhas em época de eleições, nunca se sabe se a aposta dos militantes não cairá sobre um destes ilustres quase desconhecidos.

terça-feira, 22 de abril de 2008

34 Anos de Liberdade.

E já lá vão 34 anos de liberdade.
O ESTADOVELHO associa-se ás comemorações, e recorda o ultimato de Salgueiro Maia, a Marcelo Caetano

A vida tem destas coisas


Exercer jornalismo num jornal ou rádio locais tem destas coisas.
Tão depressa acompanhamos e entrevistamos o Primeiro-Ministro ou o Presidente da Republica, como fazemos uma simples reportagem junto de crianças que em nada ficam a dever aos primeiros. É por isto que o jornalismo feito nos meios mais pequenos é tão rico. Não nos especializamos em politica nacional ou economia.
Limitamos-nos a ouvir as pessoas, a falar com elas e a saber dos seus receios ou alegrias.

Foi por isso com agrado que acompanhei perto de duas dezenas de crianças da Fundação CEBI de Alverca nas comemorações do Dia da Terra. Algo muito mais enraizado nestes jovens do que em alguns adultos e muitos com responsabilidades acrescidas no país.

Desprendidas de quaisquer preconceitos, estas crianças não se inibiram de fazer perguntas e de sujarem as mãos na terra, ou de simplesmente assistirem com um sorriso ao que os mais velhos faziam. Estas sim foi uma boa forma de comemorar o Dia da Terra. Sem preconceitos, desinibidos e sobretudo de forma sincera, algo que vai faltando hoje em dia.

Á procura de Wally

Posso ter ouvido mal. Aliás não encontro em jornal nenhum, por isso se calhar estava a sonhar. Mas ia jurar que tinha ouvido o antigo bastonário da ordem dos advogados a defender a união do PS com o PSD.
José Miguel Júdice, terá dito que ambos os partidos teriam actualmente uma linha politica parecida, e com isso defendia a união. Como é de esperar os dirigentes á esquerda e á direita consideraram que tal não faria sentido. Contudo para para Júdice, porque ele já militou no PSD e actualmente está mais próximo do PS, ao assumir funções para a coordenação da reabilitação da zona ribeirinha de Lisboa.
Ora assim sendo, Júdice continua ligado á direita, fazendo fé nas palavras dos comunistas que referem este governo que é de esquerda, governa á direita.
Com tantas confusões, o que apetece dizer é que este acaba por ser um governo de canhotos, já que os destros estão á procura do Wally
Quem será então Wally?
Manuela Ferreira Leite?
Aguir Branco?
Pedro Passos Coelho
Patinha Antão?
Santana Lopes?
Ribau Esteves?
Luis Filipe Menezes ou em última instancia José Socrates?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Luis FIlipe Menezes anuncia saída

O líder do PSD convocou eleições directas para 24 de Maio e prometeu que "não está na corrida".Num repto a quem o tem criticado, Luís Filipe Menezes, acrescentou que "é chegada a hora de ver os críticos nesta batalha. Não há desculpa".
Menezes está na liderança do PSD há cerca de mio ano, tomou posse a 28 de Setembro depois de vencer as eleições directas contra Marques Mendes, e reconheceu que não conseguiu "calar o clima permanente de conspiração interna".
Por cá recebeu o apoio de António Jorge Lopes, Virgínia Estorninho e Leonel Santarita e da maioria dos militantes do PSD de Azambuja.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Rectificação - O ESTADO VELHO FOI ENGANADO

Mesmo sem estatuto editorial, uma coisa que prezamos é o rigor neste blogue. Por isso o nosso blogue retrata-se e assume que publicou um POST baseado em informações enganadas. Assim sendo e sempre atento ao que se passa na blogosfera, o presidente da câmara de Azambuja Joaquim Ramos, leitor assíduo do nosso modesto blogue, fez questão de precisar que a autarquia não vai gastar 100 mil euros na campanha da nova imagem do município.
Segundo informações do próprio, os valores gastos com a empresa rondam os 18 mil euros, muito abaixo dos 100 mil euros erradamente avançados pelo ESTADO VELHO.
Como apreciamos o rigor nestas coisas, cumpre-nos ainda o dever de informar que as frases dedicadas aos vários sectores do concelho (exemplo Na Azambuja a gastronomia é como a natureza" serviram, segundo o autarca, para ilustrar os panfletos apresentados á comunicação social e aos munícipes presentes na sessão de câmara, sendo que as frases ainda deverão ser alteradas para "Em Azambuja...".

terça-feira, 15 de abril de 2008

Azambuja com nova imagem


Foi apresentada em reunião de câmara esta terça feira um esboço daquilo que vai ser a nova imagem de marca do concelho de Azambuja. A "empreitada" foi adjudicada a uma empresa de Lisboa, por cem mil euros, que nesta primeira fase apresentou algumas das ideias que pretende levar a cabo.

Para começar as "ondas" que vemos nos recibos da água, ou nos autocarros da câmara serão substituídas por um "A" que terá a missão de parecer um "Z" e ao mesmo tempo o Tejo e os Mouchões.

Depois, existirão uma série de frases, que pretendem marcar e criar algumas das referências para os investidores, já que é para eles esta campanha.

Frases como "Na Azambuja, a gastronomia é como a Natureza(...)" ou "Na Azambuja o Turismo é como a Natureza (...)" fazem parte desta campanha que circulará nos folhetos promocionais, dentro e fora de portas.

Joaquim Ramos apontou esta como uma missão importante para atrair investimentos, tendo em conta a deslocalização do projecto do aeroporto de Ota para Alcochete.

Quanto a mim, e se me é permitido dizer alguma coisa, até percebo a ideia. Não concordo com "Na Azambuja" mas isto já sou eu a falar, porque em Lisboa, sempre nos viram assim. Podemos por isso dizer "Na Lisboa" porque parece bem, ou não...

Calculo que os "localismos" sejam isso mesmo, mas o "Em Azambuja" já foi adoptado pelos órgãos de comunicação social regionais e alguns nacionais, e não sei se quero perder este "Em Azambuja" em detrimento de um "Na" que já foi usado por um assessor de imprensa do tempo do João Benavente e não resultou.

Aproveito para sugerir boas leituras neste blogue "Da Azambuja" que muito preza todas as conquistas...

SANEAMENTO ATE 2009


A CDU de Azambuja já tem perto de 600 assinaturas para exigir á câmara a total cobertura do concelho pelo saneamento até 2009.
A iniciativa é nobre, mas os comunistas já avisaram que estão contra a concessão da gestão da rede de águas em baixa, o que segundo alguns pode comprometer esta tarefa da autarquia.

Os comunistas dizem que a água não é um negocio, e que a entrega a privados poderá levar a aumentos significativos aos consumidores. Em que ficamos?

Aumenta ou não? (vote ao lado)

A CDU ainda não parou de recolher as assinaturas, e segundo João Couchinho a um jornal, ainda não há previsão para a entrega das mesmas, apontando o mês de Setembro ou Outubro para que sejam entregues á Câmara e Assembleia municipal, o que dá tempo mais que suficiente para engrossar o numero de subscritores.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

(PUB) CONVOCATÓRIA


“ A Poisada do Campino”




Ao abrigo dos Estatutos e Regulamento Geral Interno, eu, Jorge Moniz da Maia Ortigão Costa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Cultural “A Poisada do Campino”, convoco todos os sócios da Associação para se reunirem em Assembleia Geral, no dia 23 de Abril de 2008 pelas 21:00h no Auditório do Vale Verde, sito no Pátio do Vale Verde em Azambuja.
Mais se informa que não havendo quórum deliberativo à hora marcada (por não se encontrarem presentes mais de metade dos sócios), a Assembleia reunirá em segunda convocatória trinta minutos após a hora marcada, com qualquer número de sócios presentes.

Ordem de trabalhos

Ponto 1: Apresentação discussão e votação das contas referentes ao exercício da anterior comissão administrativa

Ponto 2: Informação e parecer do Conselho Fiscal acerca das contas de 2007 e 1º trimestre de 2008, referentes ao exercício da actual direcção.

Ponto 3: Apresentação, discussão e votação das contas de 2007 e do 1º trimestre de 2008, referentes ao exercício da actual direcção.

Ponto 4: Alienação de património.
Ponto 5: Informações.

Obs. Entrega dos cartões de sócios e pagamento de quotas.

O Presidente da Mesa da Assembleia-geral
Jorge Moniz da Maia Ortigão Costa

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Carta de um Casamento



(leitor identificado)

Querido Fisco


No meu casamento, que se realizou no dia ..., estiveram presentes 120 convidados: 89 adultos, 9 crianças e 2 bebés. A festa teve lugar na Quinta ... do meu padrinho Luís M. que me presenteou a boda (as cópias dos talões do talho, da mercearia e da peixaria seguem em anexo). A minha tia Alzira S., que é costureira, fez-me o vestido e não cobrou nadinha, mas gastei 60¤ em tecidos, 34,5¤ nas rendas e bordados e 18,75¤ em linhas, botões e alfinetes. As meias e as ligas ficaram por 35¤, conforme recibos que envio. O noivo usou o fato da Comunhão Solene com umas ligeiras alterações (a Tia Alzira não cobrou nada). O meu irmão foi o fotógrafo de serviço. Todas as fotografias foram enviadas aos convidados por e-mail , que imprimirão as que entenderem por sua conta. Não foi alugada qualquer viatura. Eu fui na Charrete do Sr. José M., que andou comigo ao colo e é como um pai para mim. O Manuel ( o noivo) foi de mota: a mota dele que ainda está a acabar de pagar, conforme se comprova com documento. As flores foram todas do jardim da minha avó Margarida e a minha prima Mariana F. que é uma moça muito prendada fez os arranjos. A animação da festa esteve a cargo do irmão e dos primos do Manuel, que têm uma banda - os 'Sempr'Abrir' que merecem ter sucesso. Não pudemos aceitar nenhum dos presentes, uma vez que não vinham acompanhados dos recibos. Os preservativos comprou-os o Manuel naquelas máquinas que estão longas horas ao Sol (porque é um rapaz muito introvertido), mas que não dão recibos, o que me permite escusar-me a revelar o seu número, não vá, daqui a alguns anos, lembrares-te de cobrar rectroactivamente uma taxa pelas que foram dadas na lua de mel.


Maria Julieta Silva Chibo

Manuel António Sousa Chibo

terça-feira, 8 de abril de 2008

Jorge Coelho, Fernanda Câncio e Jose

A Semana passada foi marcada por uma série de notícias relacionadas com o PS.
Jorge Coelho abandonou a vida politica e vai dedicar-se ao mundo da construção civil. O “Coelhone” prepara-se para assumir o lugar na presidência executiva da MOTA-ENGIL, curiosamente uma empresa com quem o estado tem relações, que vêm ainda antes do tempo que coelho foi ministro.
Por outro lado Fernanda Câncio, namorada do nosso primeiro, vai passar a ter um programa na RTP2 dedicado a bairros problemáticos e de subúrbios segundo o director do canal público.
A série de 10 programas foi negociada o ano passado pelo então administrador da RTP Luís Marques.
Não deixa de ser curioso, que a namorada do nosso primeiro tenha em mãos um projecto dedicado a bairros sociais, logo quando o primeiro disse numa gafe querer criar “um pais mais pobre”

segunda-feira, 7 de abril de 2008

À lei da bala

A situação é preocupante, mas não preocupante como aquele que é vivida nos Estados Unidos, de onde com frequência, nos chegam noticias de jovem que matam jovens nas escolas.
O episodio da aluna da escola do porto que se envolveu fisicamente com uma docente por causa de um telefone, tem sido usada e abusada pelos nossos responsáveis políticos, para aumentarem a demagogia e a hipocrisia, que uma situação destas não devia ter.
É certo que é preocupante, mas isso leva-nos a uma reflexão profunda de como tratamos os nossos filhos em casa, e como devemos tratar no futuro.
É também certo é preciso mudar a educação dos jovens, mas esse é um trabalho que só dará frutos daqui a pelo menos 10 anos… por se andarmos para trás, verificamos que se não foi há dez, foi há 20 anos que deixamos que a educação e a disciplina escorregasse….
Nas últimas semanas as notícias sobre casos multiplicaram-se, e as noticias levaram-nos a um outro mundo que até à data pouco ou nada se falava.
Se os jornalistas não têm o mérito de dar boas noticias, têm pelo menos o mérito de alertar a sociedade para os fenómenos que muitos querem continuar a esconder debaixo do tapete. Dou apenas dois casos.

  • A Casa Pia

  • E agora a escola do Porto.

Integrado na violência nas escolas o DN apresentou esta última semana uma peca interessantíssima sobre as armas em recinto escolar
Diz o jornal que a “ circulação de armas brancas está a aumentar em meio escolar” e que “segundo o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança, general Leonel Carvalho, foram apreendidas 165 armas brancas (canivetes, facas), no ano passado, nos estabelecimentos de ensino.”Nos últimos anos “os relatórios do Programa Escola Segura ao longo da última década permitem constatar ainda que o número de armas de fogo apreendidas no último ano lectivo (13) foi praticamente igual às armas apreendidas há precisamente dez anos (12). E que as agressões entre e contra os alunos aumentaram substancialmente. O número de 348 alunos vítimas de violência em 2000 cresceu para 1014 em 2005. Um considerável aumento também se verificou entre as vítimas de violência escolar que receberam tratamento hospitalar”

RETRATOS DA NOSSA TERRA

É uma mansão

É uma casa agrícola

É uma quinta...

... não é o portão do Amaral...


Este é o local que até há bem pouco tempo era um descampado.

A Junta de Freguesia de Azambuja, anunciou para aqui, um pavilhão para

servir de garagem para as maquinas e para um refeitório para o pessoal.

O que não anunciou foi a "grandeza" do muro e do portão.

As máquinas precisam de ser resguardadas, mas não será isto um exagero,

já que do lado de dentro as máquinas estão a relento... e sem tecto.

sábado, 5 de abril de 2008

Madeira (in) dependente


É um assunto recorrente, porém e a bem da unificação do território nacional não tem sido muito falado. Todos sabemos do desejo de Alberto João Jardim em tornar a Madeira independente do continente, mas para isso precisa de muito apoio dos "cubanos" algo que não parece possível para já.

Que perderíamos nós com a independência da Madeira. Ou melhor o que ganharia a Madeira com o estatuto de independente?


Numa altura em que o PSD/Madeira está reunido em congresso, o tema volta a ser comentado, desta vez pelo deputado Gabriel Drumond, do PSD/M e presidente do "Fórum para a Autonomia da Madeira" (Fama).


Ontem (sexta-feira) defendeu um referendo entre os madeirenses e apelou á união entre os deputados do Arquipélago "Queremos a descolonização! Não uma descolonização exemplar ,mas verdadeira, em que se consulte o povo madeirense através de um referendo. Isso tem de acontecer. A bem ou a mal".








Não havia necessidade...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

RETRATOS DA NOSSA TERRA

Já foi um terreno abandonado.
Já foi parque de estacionamento de pesados.
Já foi um local aprazível e de lazer.
Foi recuperado com pompa e circunstancia
e com direito a festa e a porco assado.
Hoje está como está. Abandonado, Vandalizado,
Subaproveitado. A Água Férria está imprópria
para consumo... vê-se...

Protecções improvisadas com um parque infantil



Ribeira poluída e com aspecto duvidoso




Quem é o Victor?
(clique para ampliar)