Tem chocado o país a “luta” entre uma aluna e uma professora numa escola do Porto.
Não me cabendo aqui ser juiz da aluna, importa colocar algumas questões.
A peça apresentada na Internet e na Televisão, não está completa. Não sabemos o que levou a aluna a reagir daquela forma.
A denúncia da professora e a abertura do inquérito por parte do conselho executivo, só foi feita, depois do assunto passar para o domínio público.
Não se sabe de anteriores desaguisados entre a docente e a aluna, Contudo a aluna tenha dito que a professora antipatizava com ela.
Posto isto, não deveríamos reflectir sobre o comportamento de ambas?
42 comentários:
Penso que sim.Não podemos julgar a situação,é de facto muita complexidade,ultrapassa a compreensão humana.Procuremos reunir os melhores crâneos do país,criar umas quantas comissões e pedir auxilio ao estranjeiro.
Reflectir sobretudo acerca do comportamento da docente.
Onde já se viu exigir que os alunos não usem telemóveis dentro da sala? Isso é que era bom. Então quem é a autoridade na aula,não são os alunos?
A aluna deveria ter sovado severamente a professora e expulso a criatura.
Ou os professores começam a obedecer aos alunos ou não sei onde isto irá parar!
Já agora seguindo tão distinto raciocínio jornalístico,será de toda a conveniência que os pais também comecem a entrar na linha ou os filhos deverão administrar-lhes um bom par de bofetadas e pô-los de castigo.
Assim vai Portugal...um aterro sanitário à beira mar plantado.
PS. Está na hora dos soldados darem as suas ordens aos sargentos e oficiais para que o manicómio assente arraiais definitivamente!
A razão não está só do lado dos professores. Aliás, ha aqui preguntas ainda nao esclarecidas.
Não se pode deixar a coisa chegar a este ponto. Mas é claro, e dizem os iluminados, a educação comeca em casa. Sim, mas isso é relativo. Cabe aos professores fazerem-se respeitar. Não acredito que seja o caso
Amigo - não identificado. Este não é um raciocínio jornalístico. È a falta de informação que nos leva lá. Aliás, não sei porque é que os nossos jornalistas não investigaram as causas desta luta. Parece-me parcial. Muito mesmo.
Isto é uma humilhação da aluna em frente aos colegas. De certeza que esta professora também foi humilhada no seu tempo. Vá agora manifestem-se em Lisboa. Venham mais 100 mil.
A grande causa de luta é a falta de educação e de respeito que hoje em dia é generalizado!!!
Os pais não querem entrar em conflito com os filhos o pouco tempo que estão com eles, não sabem dizer o "não" e depois o que dá é nisto!!!
Leiam o livro "O PEQUENO DITADOR" e aprendam um pouco como se deve educar os meninos de hoje!!!
Se não se mudar a forma de educar o nosso país vai ser um caus daqui por uns anos!!!
Ora qui está uma grande verdade. MAs se calhar já não vamos a tempo. Esta é a era dos morangos com acucar. A era em que se vêem os melhores exemplos nesta série, que é acompanhada por um escalão etário em ebulição. Filhos a mentir aos pais. Filhos a embebedarem-se como se aquilo fosse uma coisa quase normal. Filhos a conseumir drogas e afaltarem ao respeito aos mais velhos e aos colegas. Sinceramente acho que os nossos jovens não são assim. Mas é importante reflectir. A TV não tem culpa, mas também não é didática
Caro Adm.Delegado Judicial,o caso não é importante em si mesmo.A sua importância radica no facto de ser sintomático da verdadeira indisciplina e falta de respeito que reina nas escolas deste país.
E garanto-lhe que este nem é dos de maior gravidade,uma vez que as agressões a professores são já vulgares.
Adicionemos a este ingrediente o esvaziamento dos conteúdos,a quase obrigatoriedade de aprovação dos alunos,para a estatística,etc,etc,etc
Temos aqui um cozinhado maravilhoso que em breves anos nos fará orgulhosos do pântano em que vivemos.
Grande verdade Arthur. Podíamos começar por passar mais tempo com os nossos filhos. Assistir ás reuniões nas escolas. Acompanhar o desenvolvimento dos miúdos. E já agora não atribuir classificações aos professores. Afinal eles já passaram por isso.
Acho que é chocante o episódio, mas como diz, ha casos piores. Como o caso dos professores pedófilos, ou dos alunos de bairros problemáticos e que em algumas zonas ainda consomem "sopas de cavalo cansado".
Ou que em alguns locais porque são diferentes são tratados com indiferença. Ou porque vêem de agregados familiares pobres e são descriminados á partida.
Ou dos professores que por não conseguirem colocação mais perto de casa, faltas ás aulas e quase que culpam os alunos desse facto Ou melhor, dos professores que agridem as crianças e que depois vêem os seus processos abafados por um qualquer conselho executivo. Estes casos dizem-nos algo?
Completamente de acordo caro anónimo.Acrescento mais,o caso dos pais das criancinhas que agridem professores,que não ligam nenhuma aos meninos,apenas os querem longe deles para poderem entreter-se com a bola e os copos.
Casos de alcoolismo e violencia,que têm filhos em barda sem meios para os criarem.Impingem-nos depois aos professores para que lhes dêm aquilo que os paizinhos nunca tiveram,que é educação.
O abuso sexual de menores,dizem as estatíticas que na maioria são perpetrados por familiares,sendo que fica abrangido pela lei socialista encomendada para a Casa pia...
Enquanto isto são os paizinhos ignorantes e obtusos que não têm sistema de valores porque já foram criados (não educados) durante o periodo de ouro da cleptocracia,que vão avaliar professores...
As ruas do país e também de Azambuja vão mostrando a fauna que os ilustres paizinhos vão trazendo ao mundo...
Sou obrigado a responder que não!
Os alunos têm de respeitar os professores. Se a professora lhe tirou o telemóvel, teve um motivo. E esse pode ir desde a falta de atenção à aula a muito outros.
Não nos esquecamos que eles estão lá para dar aulas, e, concordando com a nova lei, para ser avaliados!
O que se passou com a aluna, e o sensacionalismo mediático só veio dar um empurrãozinho à "causa" dos "pobrezinhos" dos professores.
Não há lado nenhum para ver da aluna. Eu até acho que os telemoveis deviam de ser proibidos nas escolas (por parte dos alunos). Mandem bilhetinhos uns aos outros como nos bons velhos tempos!
APOIADO
APOIADO
Digo mais,APOIADO.
Pois eu vou mais longe,APOIADO.
Os pais para além de terem pouco tempo para estarem com os filhos, quando o têm entregam-os aos avós, fins de semanas inteiros e semanas inteiras par poderem ir de férias só os dois sem não terem prisões!!!
Devem de pensar nisso é antes de os terem, pois se bem me lembro, quando eu era pequenas estas modas não pegavam e graças a Deus somos uma geração de pessoas educadas e respeitadaoras, pelo menos a maioria de nós!!!
As crianças precisão dos pais, precisão de regras e de limites!!!
Neste momento da forma como se vive ninguém consegue ser feliz, os pais porque os filhos os chateiam, os filhos por que os pais os deixam fazer tudo, logo se sentem desprotegidos e abandonados por estes. Estamos a criar uma geração de fracassados, de infelizes de frustrados!!!
Temos o futuro dos nossos filhos nas mãos e devemos parar para pensar!!!
APOIADO
Este episódio apenas se torna revelador do clima de indisciplina e impunidade nos estabelecimentos de ensino.
É só isto que deve focar para já a atenção das pessoas.
Claro que existe uma vasta problemática que foi sendo agravada pelos residentes do ministério ao longo dos anos.Contudo são questões que ultrapassam o debate não especializado.
Como se vê por algumas opiniões aqui apresentadas há muito boa gente,cujos paisinhos não lhes deram o que não tinham,que coloca em pé de igualdade um professor e um aluno,dentro da aula.Estes são provávelmente os que já "beneficiaram" deste caos.
E sabem muito bem estes anarquistas de trazer por casa,que se hipotéticamente forem confrontados pela polícia para os autuar ou apreender o veículo automóvel,não aplicarão esse critério de questionar a autoridade dos agentes.
Portanto esta atitude desrespeitosa para com os professores só existe porque pode! Porque os políticos,agentes desta farsa em que temos vivido o fomentaram com a sua visão distorcida por ideologias já falidas e incapacidade respaldada no compadrio.
O amigo(a) deve ser professor. Não quer aproveitar o dia e fazer uma grevezita?
Pela seu comentário verifico que a problemática do ensino o sobrevoa a grande altitude,não é para si.
Quanto à educação,as suas palavras são eloquentes.
Cumprimentos.
que saudades...... do tempo..... do........ outro SENHOR.................
Apoiado anónimo das 13:52
No tempo do outro senhore as crainças eram bem mais felizes!!!
Brincavam em liberdade, andavam nas rua à vontade, enfim!!!
No tempo do outro "senhor" voces nem poderiam estar aqui a escrever o que vos vem à cabeça! Mas até seria melhor calar alguém que ladra como os dois anónimos anteriores! Esquisito é estes dois anónimos estarem aqui a emitir opiniões sobre educação, quando na verdade deveriam estar a lamber o cu aos fascistas!
Ambrósios, fechai essa fossa que muito mal cheira e ide choramingar a morte do outro "senhor" para Santa Comba Dão!
O tempo desse "senhor" acabou há 33 anos! ALELUIA! Chorai fascistas, chorai...enquanto eu me rio!
25 de Abril sempre!
Para o cavalheiro ignorante ou vítima da propaganda da III República.
O outro Senhor tinha dois diplomas verdadeiros,nunca roubou a sua nação,evitou a II Guerra Mundial,recuperou o país da bancarrota e entregou o Estado Português com a integralidade territorial com que o recebeu.
Não foi fácil pois além da cobiça externa das grandes potências imperialistas teve que enfrentar a traição dos muitos Miguéis de Vasconcelos contemporâneos.
Se a sua insidiosa falta de conhecimento não lhe permite falar com razão nem conhecimento da História da sua pátria,limitando-se a repetir falsidades,aconselho que se cultive e leia,leia muito.Inteire-se dos muitos milhares de vidas que este povo sacrificou à sua grandiosa epopeia dando novos mundos ao mundo.Lá se encontram os verdadeiros heróis cujo legado é a verdadeira matriz da nossa cultura,não destas ideologias de pacotilha.Procure a razão pela qual os arquivos da P.I.D.E. foram parar a Moscovo e aos EUA e ninguém os quer fazer retornar à pátria.
Interrogue-se como os seus heróis de caca deixaram o país exangue,quando receberam a "pesada herança" do regime anterior,os cofres do Estado cheios de divisas e uma das maiores reservas de ouro da europa.
Para finalizar quero vincar que políticamente não defendo qualquer tipo de ditadura nem despotismo,mesmo mascarado de democracia.Contudo nunca um grupo de saqueadores,acolitados por analfabetos que nem conhecem as raízes da sua nação,apagarão a verdade histórica.
se os pais cumprissem o seu papel de educadores nada disto acontecia.
e não venham com a treta da falta de tempo. as pessoas antigamente trabalhavam de sol a sol e não tinham a formação académica que os pais de hoje têm e os filhos não eram mal educados.
em casa não há autoridade e depois essa falta tranfere-se para as relações sociais.
os pais de hoje dão tudo (bens materiais)aos filhos para eles estarem ocupados e não os chatearem.
desculpem, o comentário das 12:32 não era para este post.
Para o (não)preste jonas:
Camarada jonas: confesso-lhe que achei piada ao seu comentário...realmente você é bastante ignorante no que à história diz respeito! Converse com pessoas que viveram no tempo da Inquisição salazarista e ouça as misérias por que passavam e o clima de medo em que viviam!
Sabe como era o clima vivido em grande parte das salas de aula deste país?!
Você deverá estar a retratar outro país ou então deverá ser filho de algum fascizóide que adorava impôr a sua autoridade covarde!
Na verdade, o povo teve tantas saudades do Estado Novo...que até no dia 25 de Abril de 1974 derramou lágrimas!
Ó fascizóidezito de meia tigela...vai levar umas florzitas ao teu patrãozinho lá de Santa Comba! O homem tão poderoso...que caíu abaixo da cadeira e...cagou-se todo...deu o berro!
Chorai...chorai...enquanto eu me rio....25 de Abril SEMPRE!!!
Bem me parecia que me estava a dirigir não só a um analfabeto,mas também a um bronco que nem sabe encetar uma discussão sem se estender ao comprido,tentando com um chorrilho de alarvidades ofender os antagonistas.
Se tivesses a quarta classe para adultos tinhas lido no meu texto que não me revejo em regimes autoritários,etc.
Eu vivi o sistema de ensino no regime anterior,confesso que nunca vi medo numa sala de aula,não me parece que vá aprender algo com o que tens para dizer.
Já agora ficaria deliciado se me conseguisses definir o conceito de fascismo e democracia,para que possamos rir um pouco.
Camarada...já vi que não dá para ter "conversas" consigo depois da hora do almoço! Já é o maduro a ladrar...só pode!"Nunca vi medo numa sala de aula..."diz você...na sua talvez, uma excepção...pois já vi que não tem o mínimo de conhecimento do que era a realidade nas escolas portuguesas!
Cumprimentos ao seu avôzinho Américo Tomás, ao tio Salazar e ao cardeal!
Não se esqueça de cantar o hino antes de ir para a caminha...hehehe...
HAHAHAHAHAHA!
Ó aldrabisky eu na tenho instrução mas na falo do que na sei.
Levaste uma ganda rabeta.HAHAHA
O homem fezte uma pregunta e fugiste pla porta pequena.
Só sabesdizer malcriadices pá.Na prestas.
Que pré histórico!!!
A Inquisição no tempo do Salazar.HIHIHIHIHI.
Triste figura.HIHIHIHIHI
O homem é mal educado,quando vê que a cassete não pega abre a cloaca e vá vomitar mentiras e insultos.
Que não conheça de História é normal,que eu saiba nas pecuárias ainda não há aulas.HIHIHIHI
A escola que ele diz que conhece é esta que forma bácoros.
Só pra dizer que pela falta de respeito ao Hino deves ser um comunistóide pré-fabricado,vai-te reciclar.
GRANDE MITSKY! ELES ATÉ DÃO CORNADAS UNS NOS OUTROS! CONSEGUISTE ENERVA-LOS ESSES FASCISTAS NAZIS...LOL...ELES SÃO MESMO ASSIM, NÃO SUPORTAM OUVIR AS VERDADES...FICAM CEGOS(ALIÁS ELES JÁ O SÃO). AINDA VÃO ARRANJAR MANEIRA DE RESSUSCITAR O MENTECAPTO DO HITLER E O AVÔZINHO QUE CAÍU DA CADEIRA...LOL!
TEMOS QUE TER CUIDADO PORQUE JÁ ANDA AÍ O LÁPIS AZUL DA CENSURA...AQUI NÃO PODEMOS ESCREVER CONTRA!
VIVA A LIBERDADE!
já o outro SENHOR dizia....... FELIZ DAQUELE QUE É IGNORANTE......
PARA MAL POVO
já o outro SENHOR dizia....... FELIZ DAQUELE QUE É IGNORANTE......
PARA MAL DO POVO
Precisamente! O que caíu da cadeira abaixo queria que o povo continuasse ignorante! Porque seria? Eramos o povo mais atrasado da Europa...com um indice de analfabetismo altíssimo!
Com a gloriosa revoluçao...alguns educaram-se...outros continuaram analfaburros...como voce!
Afinal...chegamos a um consenso!
Objectivo do estado novo - manter o povo ignorante...porque seria?!
Anda por aqui um Lenine a falar em liberdade.
Desde que vi uma bicicleta a andar de porco já nada me admira.
Na Rússia Leninista as pessoas eram livres...para isso foram construindo os Gulags.Mas claro só sabe disto quem sabe ler.
Quem não sabe vai ouvindo cassetes tipo comuna.
os amigos el diablo e mitski estao um pouco exaltados nao sei porque?
so referencio o tempo do OUTRO SENHOR.........
nao sei o porque de tanta exaltação...........
mas pelos vistos os amigos vibram e entram em extase quando ouvem a expressao o OUTRO SENHOR (deve ser a falta de alguma coisa)........
nao se preocupem como referi anteriormente FELIZ DAQUELE QUE E IGNORANTE......................
esta expresso nitidamente nos comentarios dos meus amigos.......
mas nao se preocupem porque pertencer a classe dos ASNIDIOS nao e assim tao mau........
hehehe...adoro ver os fachos bravos!
mas eles grunhem muiiito...
pedófilos do ballett rose...lol
ó tempo volta pra trás...hihihi.
hehehe...adro ver os comunas bravos!
Mas eles zurram muito...
pedófilos da Casa Pia...lol
ó tempo volta pra trás...hihihi.
Viva o camarada Lenine! Vivao camarada Estaline! Viva o camarada Mao! Viva o camarada Pol Pot! Viva o camarada Kim Il Sung! Viva o camarada Kim Jong Il! Viva o camarada Fidel Castro!
Vivam todos os torcionários,(bolas lá empreguei uma palavra que obriga os acéfalos a ir ao dicionário),que exterminaram milhões de pessoas inocentes!
Que eu cá sou um grande democrata comuna.Quem vestir de vermelho pode matar!
Já devem estar a recrutar trepanados,mais ninguém liga peva à cassete do velho fóssil,perdão quero dizer camarada Jerónimo.
Enviar um comentário