segunda-feira, 7 de abril de 2008

À lei da bala

A situação é preocupante, mas não preocupante como aquele que é vivida nos Estados Unidos, de onde com frequência, nos chegam noticias de jovem que matam jovens nas escolas.
O episodio da aluna da escola do porto que se envolveu fisicamente com uma docente por causa de um telefone, tem sido usada e abusada pelos nossos responsáveis políticos, para aumentarem a demagogia e a hipocrisia, que uma situação destas não devia ter.
É certo que é preocupante, mas isso leva-nos a uma reflexão profunda de como tratamos os nossos filhos em casa, e como devemos tratar no futuro.
É também certo é preciso mudar a educação dos jovens, mas esse é um trabalho que só dará frutos daqui a pelo menos 10 anos… por se andarmos para trás, verificamos que se não foi há dez, foi há 20 anos que deixamos que a educação e a disciplina escorregasse….
Nas últimas semanas as notícias sobre casos multiplicaram-se, e as noticias levaram-nos a um outro mundo que até à data pouco ou nada se falava.
Se os jornalistas não têm o mérito de dar boas noticias, têm pelo menos o mérito de alertar a sociedade para os fenómenos que muitos querem continuar a esconder debaixo do tapete. Dou apenas dois casos.

  • A Casa Pia

  • E agora a escola do Porto.

Integrado na violência nas escolas o DN apresentou esta última semana uma peca interessantíssima sobre as armas em recinto escolar
Diz o jornal que a “ circulação de armas brancas está a aumentar em meio escolar” e que “segundo o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança, general Leonel Carvalho, foram apreendidas 165 armas brancas (canivetes, facas), no ano passado, nos estabelecimentos de ensino.”Nos últimos anos “os relatórios do Programa Escola Segura ao longo da última década permitem constatar ainda que o número de armas de fogo apreendidas no último ano lectivo (13) foi praticamente igual às armas apreendidas há precisamente dez anos (12). E que as agressões entre e contra os alunos aumentaram substancialmente. O número de 348 alunos vítimas de violência em 2000 cresceu para 1014 em 2005. Um considerável aumento também se verificou entre as vítimas de violência escolar que receberam tratamento hospitalar”

11 comentários:

Anónimo disse...

A propósito do post " O ZÉ FAZ FALTA" onde eu desafiei os bloggistas de Direita a apontar medidas para combater desigualdades no pais...ENDIREITAR o país!
Resultados....NADA!
Não houve uma criatura capaz de apresentar UMA que fosse!
Bem ao estilo da Direita Portuguesa!
Tiraram todos o curso na Moderna...Dr.Portas a professor!

Anónimo disse...

Mas alguém liga às asneiras de um analfabeto independente que afinal é comunista?
O sr tem lá conhecimentos para debater com alguém.
Alguém o leva a sério?
Vai ficar a asnear sózinho.

Anónimo disse...

Ó PC envergonhado,já que gosta tanto de explicações de borla,explique lá o que é o escândalo Moderna sem pôr toda a gente a rir até às lágrimas.

Anónimo disse...

Ai os advogados do(a) Portas assanhados! O lobby gay está-se a doer! Viva a universidade mais conceituada do país..onde se formam os queques da Direita...com grandes notas (50,100,200,500 euros)! Um burro carregado de notas é doutor!
Estes desgraçados se pudessem inventar a máquina do tempo...recuavam 34 anos!!!
Saõ mesmo uns frustrados...
Ide desenterrar o homem de Santa Comba!
HEHEHE!

Anónimo disse...

"A doença do ignorante é ignorar a sua próxima ignorância."
Amos Bronson Alcott

"Nothing in all the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity."
Martin Luther King Jr. (1929 - 1968), Strength to Love, 1963

Anónimo disse...

Com este discurso de apoio aos mais desfavorecidos, faz -me lembrar uma certa pessoa?
Será que não és descendente do Daniel Claro!
Os comunistas podem ter comido uma cassete, mas não tem uma compreenção tão lenta.
O analfabetismo tem cura a doença talvez.

Anónimo disse...

ASNIDIO

BEM VINDOS meus amigos, há FEIRA DAS VAIDADES, perdão, não era FEIRA DAS VAIDADES que tinha intenção de me referir, mas sim a uma feira que tinha muita fama em séculos passados nomeadamente na IDADE MÉDIA e tinha pelo singelo nome FEIRA DOS ASNOS.

Como os meus amigos podem imaginar na altura, quem tinha estes RUMINANTES ANIMAIS (ASNOS), eram pessoas que mandavam e importantes, SIM, porque os asnos só servem para trabalhar, fazer transportes e claro, se as coisas correm mal levar umas chibatadas, como os meus amigos sabem.

MAS será que se pode fazer uma analogia com os tempos da IDADE MÉDIA, e os tempos que agora correm, digo que SIM meus amigos, sabem PORQUÊ? Porque se tirarmos do chão dois membros de locomoção, então, podemos ver a analogia a que me refiro, SIM, porque neste momento a raça ASNIDIA aquela que na linguagem menos cuidada têm pelo nome de JUMENTOS e na linguagem popular são tratados por BURROS, esses meus amigos estão em vias de extinção.

No entanto surgiu uma nova raça de ASNIDIOS, aqueles que tem MAIS INSTRUÇÃO E SÓ TÊM DOIS MEMBROS DE LOCOMOÇÃO, que ainda acreditam nesta FEIRA DOS ASNOS, e nesta utopia que está em curso sem vislumbrar o PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO, porque só vêem pelas CURTAS PALAS a que estão cingidos, QUE OS FAZEM VER SÓ EM FRENTE E NÃO PARA OS LADOS...........

Anónimo disse...

Importa-se de me enviar a sua foto?
Asnídeo? Não tou a ver....
belinha

Anónimo disse...

Posso mandar um espelho...

Anónimo disse...

Caro jumento:
Pode mesmo ser a sua foto porque nós cá em casa ainda temos espelhos.
O que não é o seu caso. Né?
belinha

Anónimo disse...

Querida amiga Belinha,a minha asinina beleza é de facto reconhecida pelos meus pares no parlamento e muito envaidecido fico quando a minha foto é recebida como família,no seu lar.
Para sempre seu admirador,
HiiiHóóóóóó!