quinta-feira, 9 de abril de 2009

Morreram 10 pessoas na Nacional 3 desde o ano passado

A Estrada Nacional 3 entre o Cartaxo e Vila Nova da Rainha no concelho de Azambuja é a terceira mais perigosa do país.
Os dados constam de um estudo na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e coloca Azambuja no mapa dos pontos negros do país.
Esta é uma noticia que não surpreende Pedro Cardoso. O comandante dos Bombeiros de Azambuja e homem forte da protecção civil, já defende há anos a colocação de um separador central entre Azambuja e Vila Nova da Rainha.
A Pedro Cardoso, só surpreende o facto desta situação ser agora noticia, dado que há vários anos tem lutado para dar mais segurança á via.
Em sessão de câmara e questionado por António José Matos (PSD), Joaquim Ramos enumerou os vários ofícios que enviou ao ministro das obras públicas, não só por causa de outras obras, como o caso da ponte da vala real, como da perigosidade da nacional 3 que espera que acabe quando o governo iniciar as obras de beneficiação previstas ao abrigo das compensações resultantes da perda do aeroporto.
Morreram na estrada nacional 3, entre a Guarita e Vila Nova da Rainha, desde o ano passado, 10 pessoas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Vai mais um copo?

sirene disse...

Ha carradas de tempo que leio declarações deste homem a avisar que a EN3 é perigosa. Como conhecedor que é da situação, deviam dar ouvidos. É uma vergonha a câmara ter lá um tecnico de gabarito como o Pedro Cardoso e não lhe ligar a ponta de um corno.
É mais importante a opinião dos técnicos de gabinete, que do Cardoso, que é quem melhor conhece o terreno.

Anónimo disse...

vai mais uma volta de pick up..

Zé Tintão disse...

Infelizmente os números confirmam o que muitos já sabiam e outros suspeitavam. Mas era oportuno questionar quais as causas que deram origem aos acidentes e quantos os que foram originados por falta de sinalização ou por incrumprimento das regras de trânsito?
- Quantos foram provocados devido a avaria de orgãos da viatura ou a doença súbita do condutor?
- Quantos acidentes ocorreram entre o troço do cruzamento da Guarita e os Arneiros? (Estes foram em menor número)
- Quantos ocorreram entre o troço que dá acesso à zona industrial? (Bastantes mais por certo)
A conclusão é mais que óbvia e que todos conhecem mas que preferem não comentar. Este senhor da proteção civil também sabe, mas pretende direccionar-se para o outro lado da questão, é o chamado politicamente correcto.
Mas já que o discurso se direcionada nesta vertente, também devemos considerar outras questões que são mais que óbvias. É que para a mesma via de comunicação existe uma intercessão bastante significativa de tráfego que se destina e é procedente do parque logistico. Ou seja, existiu aqui um problema estrutural aquando do licenciamento destas unidades e que foi sendo protelado ao longo do tempo. Os responsáveis tiveram como prioridade a fixação das empresas e a questão das infraestruturas de comunicação ficam para mais tarde. No entanto convém não esquecer que muitos dos acidentes ocorridos foram por incúria ou negligência dos condutores. Não sei se por exemplo a colocação de um traço duplo evitaria os acidentes conforme é sugerido. Qual a garantia que isso é eficiente?
Será que os condutores irão dar mais importância a este tipo de sinalização do que a um sinal STOP ou o de proibição de ultrapassagem ou aproximação de uma via com prioridade?
Não tenho tanta certeza assim, contudo fica o benificio da dúvida.
Uma coisa é certa, muitos acidentes ocorreram nesta via devido ao comportamento selvático dos condutores e quando assim é não é fácil reverter de uma momento para o outro a falta de civismo que existe. Tudo passa pela educação e do nível de civismo de cada um de nós.

Anónimo disse...

Olha mais um que se está a fazer a um cargo nas Estradas de Portugal.

Anónimo disse...

E por acaso já sabem quais as conclusões a que chegou a entidade que se encarrega de investigar as causas dos acidentes rodoviários? Ou seja, a Brigada de Transito da GNR?
Este senhor nem faz investigação às causas dos incêndios quanto mais nos acidentes rodoviários. Têm dúvidas! Basta recordar quando é confrontado pelos orgãos de informação após alguns incêndios sobre as suas causas, o mesmo diz que estão a ser investigadas pelos organismos competentes.
Não quero monesprezar as suas sugestões mas estas têm o valor que têm, até porque este não faz parte da equipa que se dedica à investigação destes casos.

Miguel Rodrigues disse...

Por limitação de espaço a noticia está apenas reduzida.
Informo aqui que o maior número de acidentes, acontecem nas viragens à esquerda. Ou seja os camiões tendem em atravessar a faixa de rodagem contrária para chegar as empresas de destino. É mais cómodo mas mais perigoso.
Quanto á investigação das origens dos acidentes, compete á GNR aos fogos, à Policia Judiciária.

Miguel Rodrigues

Anónimo disse...

este não é o autotanque de zurrapa dos bombeiros vinhateiros de Azambuja?

Anónimo disse...

Pois,mas não sei se é o do tinto ou do branco...

Anónimo disse...

o ramos enviou muitos oficios???
aqui se vê o peso politico que ele tem no ps e junto do governo.

Anónimo disse...

O mal da estrada é não haver pelo menos uma adega,senão os condutores abrandavam.

Anónimo disse...

as águas???
sonhei esta noite que as águas também vão para o centro comercial.
será que sonhei mesmo??

Vai um copinho de água? disse...

O único texto que o ESTADO VELHO publicou sobre os candidatos da CDU teve apenas 5 comentários. Que nem aqueciam nem arrefeciam. Isto sigmifica que a rapaziada da CDU não vem ao ESTADO VELHO nem pra aqui escreve.
Quando o ESTADO VELHO escreve sobre o Dr. Joaquim Ramos os comentários são na maioria verdadeiros panegíricos da obra do sr. presidente e completamente contra o Dr. Jorge Lopes e o PSD.
Nos textos publicados sobre o Dr. Lopes e o PSD, bem então é o cúmulo! Os comentários negativos atingem as dezenas.
Se forem ver as horas de publicação dos comentários de há 3/4 meses para cá chegam à conclusão que a enorme maioria é feita entre as 9 da manhã e as 5 da tarde. Nessas horas os comentários favoráveis ao Sr. Presidente da Câmara e os comentários desfavoráveis ao Dr. Lopes aumentam.
Não sou nenhum Sherlock Holmes, mas cá pra mim nesse horário alguns funcionários da Câmara deveriam estar a trabalhar em vez de andarem a escrever baboseiras no ESTADO VELHO e a fazer o frete ao Sr. Presidente da autarquia.
E agora vou beber um copinho de água, que vem de uma concessão que o Sr. Presidente negociou e que todos nós temos de gramar durante os próximos 30 anos, porque para acabar com esta concessão cada um de nós terá de pagar às Águas da Azambuja 5000 euros de indemnização.