quarta-feira, 21 de abril de 2010

Câmara de Azambuja oferece rádios


O Serviço Municipal de Protecção Civil de Azambuja entregou cinco rádios móveis aos núcleos da Cruz Vermelha e Corporações de Bombeiros do concelho.
A iniciativa da autarquia, pendeu-se segundo Luis de Sousa, com o facto da tempestade do passado dia 23 de Dezembro ter deixado a descoberto algumas das fragilidades das forças da protecção civil locais.
De acordo com o vice-presidente e vereador com o pelouro da Protecção Civil, na altura as comunicações falharam entre as várias unidades no terreno, tendo-se verificado a necessidade de colocar todos a comunicar num único canal.
O dia 23 de Dezembro foi de resto um verdadeiro teste para a protecção civil local. A ajuda ás populações, o desimpedimento de estradas e a ajuda para colmatar algumas inundações, foi possível graças ao empenho de todos os agentes de protecção civil, não obstante das falhas ao nível das comunicações.
Segundo Luis de Sousa, neste pacote foram contemplados os bombeiros de Azambuja e Alcoentre e os núcleos da Cruz Vermelha de Quebradas, Aveiras de Cima e Manique do Intendente.
Também os postos territoriais da GNR de Azambuja e Aveiras de Cima, receberam um rádio para estar na mesma frequência que os bombeiros e cruz vermelha.
Outra das lacunas encontradas na tempestade do ano passado foi a ausência de geradores nos postos da GNR.
O vereador salienta que a autarquia estava preparada para os adquirir, mas o comando da Guarda Nacional Republicana, antecipou-se e já instalou os geradores, dado que uma das principais dificuldades em termos de comunicações prendeu-se com a falta de energia.
Segundo Luis de Sousa, a compra deste equipamento custou perto de três mil euros. Uma verba necessária e bem gasta, refere o vereador que salienta que se existir alguma situação de futuro “podemos comunicar todos uns com os outros”.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.