sexta-feira, 30 de julho de 2010

BE questiona governo sobre encerramento de balcões da segurança social no concelho de Azambuja

Deputada Helena Pinto
 Blocode Esquerda
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, questionou o governo sobre o encerramento dos balcões da Segurança Social em Alcoentre, Manique e Aveiras de Cima.
Helena Pinto O requirimento onde constam preguntas dirigidas ao respectivo ministério foi apresentado pela deputada que refere que a decisão "irá penalizar profundamente os habitantes das freguesias do Norte do concelho, que apresentam características essencialmente rurais".
Num texto disponivel no site do BE, o partido lembra que "algumas das freguesias afectadas distam mais de 25 quilómetros da sede de concelho, onde se pretende concentrar este tipo de atendimento. A distância que os habitantes terão que percorrer, associada à insuficiência da rede de transportes públicos, traduzir-se-á num profundo constrangimento para os habitantes, na sua maioria pertencentes a uma faixa etária particularmente elevada e, muitas vezes, detentores de problemas de mobilidade decorrentes da sua debilidade física".
O Bloco considera que as justificações apresentadas para o encerramento dos serviços da segurança social de Manique do Intendente, Aveiras de Cima e Alcoentre, "encontram-se desadequadas para a realidade destas freguesias e da sua área geográfica envolvente" ressalvamdo que esta decisão coloca em causa "o acesso a serviços fundamentais e, inclusive, a sua qualidade".
O partido questionou executivo, "sobre se está o overno disposto a inverter a decisão relativa ao encerramento dos serviços de atendimento da segurança social de Manique do Intendente, Aveiras de Cima e Alcoentre, localizados no concelho da Azambuja" e se está "perspectivado o encerramento de outros serviços da segurança social a nível nacional? Se sim, quais e que argumentos justificam esses encerramentos?



3 comentários:

Anónimo disse...

Com a internet a seg social hoje está na casa de todos, evolução é natural....

Jose Manuel Pratas disse...

Aqui está mais uma medida de centralização de serviços, enquanto os Municipios estão a descentralizar e Governo centraliza.
A seguir será os correios ?
Para que serve aprovar moções na A. Municipal, estamos num regime de quer, posso e paguem.
Mais um serviço que as Juntas de Freguesia provalvelmente vão ter de passar a efectuar ?

Anónimo disse...

Ò Zé Manel tás aqui tás a ser corrido do PS....