Joaquim Ramos, presidente da câmara de Azambuja (esquerda) e António Morgado, presidente junta Alcoentre na inauguração |
Depois de alguns anos de espera, Junta de Freguesia de Alcoentre tem desde este domingo uma nova sede. O edifício foi comprado aos bombeiros locais há 5 anos por 42 mil euros e foi comparticipado em metade pela câmara.
O edifício serviu outrora de sala de ensaio para a banda local, mas antes disso já tinha outra história.
Francisco Morgado, presidente da Junta de Alcoentre que entretanto fez uma visita guiada às instalações, lembrou que ali naquele espaço que fica situado junto à Torre do Relógio, recuperado há 5 anos que outrora foi a primeira sede da junta de freguesia, funcionou em tempos uma capela. Aliás são visíveis no interior, alguns arcos em pedra, que estavam tapados pelas paredes entretanto construídas.
Nesta recuperação que custou perto de 100 mil euros, a junta de freguesia optou por recuperar esse património, ao colocar de novo à vista os elementos históricos do edifício.
O presidente da Junta referiu entretanto que estas novas instalações “são mais condignas. Não quer dizer que as outras não o fossem, mas eram muito mais pequenas” destacando que agora terão outro conforto para os trabalhadores da junta e também para os fregueses.
Para o autarca esta obra dignifica a freguesia de Alcoentre. As antigas instalações vão continuar na posse da junta de freguesia e serão transformadas em sala de sessões. Para o novo edifício transitou todo o mobiliário existente no antigo espaço, até porque o orçamento não permitia, segundo o autarca, adquirir novo equipamento.
Ainda assim, Francisco Morgado diz ter garantias de Joaquim Ramos, presidente da câmara de que quando a situação financeira o permitir, o município poderá ajudar na aquisição de algum mobiliário e também através de uma comparticipação financeira no custo das obras.
Joaquim Ramos comprometeu-se no futuro a comparticipar também as obras de recuperação do novo espaço, já que estava muito degradado.
O edil salienta que estas obras para além de permitir fazer com que a Junta de Freguesia ficasse com umas “instalações já consonantes com a freguesia de Alcoentre” permitiu também “a recuperação de um património que estava aqui em ruína” salientou Joaquim Ramos que é um defensor da recuperação do património “em todas as circunstâncias e dessa perspectiva acho que foi uma obra muito feliz e bem conseguida como é visível”.
Para o autarca é também importante o facto que este edifício fique agora ao serviço da população “sendo que este é um bom sinal dado pelo poder locais, que apesar da crise se podem fazer coisas e porem-se ao serviço das populações.
Alcoentre tem sido apontando como um exemplo de recuperação de património. Joaquim Ramos lembrou no seu discurso os casos da recuperação da Escola Almeida Grandella em Tagarro, quem embora a sua recuperação estivesse envolta em controversa, foi importante porque corria-se o risco de perder definitivamente o edifício. Outro dos exemplos foi o Palácio Conselheiro Frederico Arouca transformado em biblioteca e em centro de dia e que está a funcionar na dependência da paroquia local.
Em Alcoentre, a autarquia recuperou ainda o edifício da Torre do Relógio, a primeira sede da junta de freguesia e agora este edifício que servirá de sede futura á junta local.
4 comentários:
Mais uns rebuçados e bem recheados (licor especial) 42 mil na compra mais 100 mil para obras. O amigo Toni tem muitas razões pra chatear o chefe tem, essa de quererem subtituir a oposição, ainda vai dando frutos mas a arvore pode secar. Acaba com as birras e sê mais colaborante.
Cada vez mais igual ao outro.
Boas férias, em Setembro vamos iniciar lutas muito dificies em prol do Municipio e do P.S.
Mais uns rebuçados e bem recheados (licor especial) 42 mil na compra mais 100 mil para obras. O amigo Toni tem muitas razões pra chatear o chefe tem, essa de quererem subtituir a oposição, ainda vai dando frutos mas a arvore pode secar. Acaba com as birras e sê mais colaborante.
Cada vez mais igual ao outro.
Boas férias, em Setembro vamos iniciar lutas muito dificies em prol do Municipio e do P.S.
Ah, o Toni tem um chefe....Ò Toni tens um chefe?? E chateias o chefe?? Tás aqui tás de castigo....
Pelo que conheço do Toni,ele não tem chefe Politico.
Enviar um comentário