terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pina Manique: Carta ao Duque de Cadaval

Nunca foram tão actuais os pensamentos do Intendente Diogo Inácio de Pina Manique em relação à sua e nossa sociedade.
Publicamos na integra uma missiva do célebre Intendente dirigida ao Duque do Cadaval, superior hierárquico.
Intendente Pina Manique
"Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o da mais alta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por TU - Caguei para mim que nada valho.


Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor Mor da Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por TU, - Caguei para o cargo.


Mas, se nem uma nem outra coisa consentem semelhante linguagem, peço a V. Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, pois quero saber ao certo se devo ou não Cagar para V. Excia.




Santarém, 22 de Outubro de 1795"

PINA MANIQUE Corregedor de Santarém

O duque em questão era D. Miguel Álvares Pereira de Melo, 5.º Duque de Cadaval, 7.º Marquês de Ferreira, 8.º Conde de Tentúgal, superior hierárquico de Pina Manique, marechal-de-campo do Exército Real, fidalgo de cepa e truz, perdidos na ruína durante o liberalismo por serem miguelistas do mais ferrenho timbre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se Pina Manique cá voltasse e visse como a sua terra é tão mal tratada e esquecida, se não mandasse uns tantos para o chelindró, havia de os sanear por incompetência, com o respectivo correctivo público, com fez com este duque do Cadaval. Muito interessante e actual esta cartacom 215 anos.