sábado, 2 de abril de 2011

Freguesia de Aveiras de Baixo perde escolas

O Novo Centro Escolar de Azambuja
responde aos desafios modernos e
tem todas as condicções para
receber alunos das escolas que
agora encerram
A unidade abre no próximo ano lectivo
No próximo ano lectivo a freguesia de Aveiras de Baixo deverá deixar de ter escolas.


A autarquia tinha programado para a freguesia um centro escolar, mas segundo uma informação da vereadora com o pelouro da educação, isso não será possível, uma vez que a União Europeia (que financia estes projectos) não permite a construção dos equipamentos para comunidades com menos de 100 alunos, referiu Ana Maria Ferreira em reunião de câmara.
Assim e depois da conhecida contestação dos habitantes dos Casais da Lagoa que reivindicavam uma velha promessa eleitoral do PS, a construção do Centro Escolar a aldeia de Casais da Lagoa, fica definitivamente não só sem a escola, como sem qualquer tipo de hipóteses de ver construída a unidade escolar que tanta tinta fez correr nos jornais e tantas dores de cabeça deu aos autarcas nas reuniões de câmara e assembleias municiais e de Freguesia.
Mas não são só os Casais da Lagoa ficam sem hipoteses de ter qualquer establecimento de ensino. A sede de freguesia Aveiras de Baixo perde também a sua única escola.
Na mesma situação estão as aldeias de Casais dos Britos e Casais de Baixo, sendo que neste caso os alunos serão integrados no novo centro escolar Boavida Canada que abrirá no próximo ano lectivo em Azambuja.

Recordo que a freguesia de Vila Nova de São Pedro, no Alto Concelho de Azambuja, também já não tem qualquer escola a funcionar na sua freguesia, assim como a Macussa. Ambas as freguesias viram os seus alunos transferidos para Manique do Intendente, cujas obras permitiram a inclusão de inúmeros alunos daquela parte do concelho azambujense.






6 comentários:

atento disse...

Vale do Paraiso tem menos de 100 alunos e a CMA vai construir o centro escolar

Duarte disse...

Pergunto: se a Escola Primária de Aveiras de Baixo fechar, o Centro Social e Paroquial de Aveiras Baixo passará a ter menos 16 meninos, o que significa menos almoços, menos lanches e menos fucionárias, ou seja abre-se o Centro Escolar Boavida Canada mas se fechar a escola significa desemprego; ainda menos movimento e passa só existir a Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, Centro de Saúde, e Centro Social e Paroquial de Aveiras de Baixo que em 2012/2013 fecha por falta de meninos, então também pode fechar a Junta (pois os pagamentos da água , luz, telefone , etc... faz-se no café e pronto já está tudo resolvido... há as funcionárias da junta e a Presidente também não são necessárias... vão para Azambuja ou ficam desempregadas.

Também sou mais um atento

ATENTO disse...

e tem a freguesia de Aveiras de Baixo um habitante no executivo da camara imaginem se nao tivesse.
E o vale de gerardo?
e o ringue dos Casais da Lagoa?
continuem a votar PS

ATENTO disse...

e O CARRO NOVO DO VICE PRESIDENTE DA CMA
aaaaah é o antigo do Ramos o tal que:
". O velhinho Audi 6 , com nove anos, a requerer uma intervenção que não se justifica dada a sua idade e que me deu cabo da coluna, foi substituído por um irmão da mesma marca e modelo mas mais jovem, pois é de 2009. É um ALD, feito a uma empresa sediada no Concelho – e contribuindo assim para a economia local. Houve até quem me estimulasse a adquirir um topo de gama – mas para quê ? Se eu me apetecer conduzir um Mercedes, tenho o meu, que já tinha antes de ser Presidente de Câmara…Assim, apenas por razões de segurança, troquei pelo tal Audi 6 já com dois anos e 30 000 Km, evitando a subida de dois pontos percentuais do IVA. É que com o grande número de deslocações a que o cargo me obriga, a segurança é fundamental : se eu tiver algum acidente, não serão concerteza os “ comentadores que me irão tratar da familia"
o vice -presidente nao deve ter familia
mais uma mentira do dr. ramos

Anónimo disse...

N'Aveiras de Baixo há mulheres de calças e no Vale Paraiso há homens de calças. Mas não é este o problema porque ele está bem mais aCima. Será que nem o vereador da terra nem a vereadora da educação têm amor às suas raizes?? E ospois são o melhor que elejemos e querem continuar a ser elejidos.

Ricardo Oliveira Dias disse...

À um ano que se sabia que isto iria acontecer e, podiam ter feito algo para trazer esta nova escola para a freguesia de Aveiras de Baixo.

É lamentável que tanto o executivo da Câmara Municipal como da Junta de Freguesia negar esta possibilidade durante mais de um ano, mentindo assim à comunidade que supostamente representa.

Não posso deixar de demonstrar o meu receio pelas novas dificuldade que a freguesia irá atravessar. Uma escola na freguesia dava algum peso a esta e, tornava-se um ponto favorável à fixação de novos habitantes.

Mais uma vez, Azambuja concentra os recursos que poderiam, alias deveriam, ser divididos pelas localidades e freguesias do concelho.

O Concelho de Azambuja não é só a vila de Azambuja. A relembrar.