segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Azambuja: Agressões entre colegas levam aluna ao hospital

(foto: ESA)
Uma estudante de 16 anos da Escola Secundária de Azambuja foi agredida por duas colegas no intervalo das aulas. Os pais apresentaram queixa na GNR e tiveram de pagar cerca de 140 euros pelos cuidados médicos que a filha recebeu.


Na opinião dos pais da jovem, trata-se de um caso de 'bullying' perpetrado pelas colegas de 15 e 18 anos e criticam o estabelecimento de ensino por ter mandado apagar as fotos e os vídeos da cena de violência, filmados por outros alunos com telemóvel.
"Não se trata de bullying, mas antes de uma discussão entre miúdas por causa de conversas de Facebook que acabou numa rixa. A escola abriu um processo de inquérito e um procedimento disciplinar, e nos próximos dias haverá uma decisão", explicou à Agência Lusa, o director da escola da Azambuja, José Manuel Franco, acrescentando que apenas "chamou um aluno ao seu gabinete" para que este apagasse as imagens.
De acordo com o responsável, o castigo a aplicar, caso seja essa a decisão final, pode passar pela "repreensão, pelo trabalho comunitário" ou mesmo pela "suspensão" das alunas envolvidas nos actos de violência ocorridos na tarde de 24 de Janeiro no interior da escola.
Nesse mesmo dia, após ter chegado a casa, a jovem foi levada pelos pais ao Centro de Saúde de Azambuja e encaminhada para o Hospital de Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, onde realizou exames complementares.
"Fez quatro radiografias e foram diagnosticados três hematomas na cabeça. Ao todo, entre centro de saúde e hospital, gastámos cerca de 140 euros com esta situação lamentável e revoltante", disse António Pires à Lusa, enquanto mostrava o recibo de 108 euros relativos só ao "episódio de urgência" tratado pelo hospital como "vítima de agressão".
LUSA/JN

7 comentários:

Anónimo disse...

Não há que negar estes factos, chamando-lhe rixas ou bullying. Na escola integrada muitos meninos são vitimas de alguns meninos ciganos e não só, mas tudo é mantido em segredo, logo esta noticia não me estranha. O que lamento é a atitude passiva para com estas situações, em que o silêncio é a medida adotada.

Anónimo disse...

Não há que negar estes factos, chamando-lhe rixas ou bullying. Na escola integrada muitos meninos são vitimas de alguns meninos ciganos e não só, mas tudo é mantido em segredo, logo esta noticia não me estranha. O que lamento é a atitude passiva para com estas situações, em que o silêncio é a medida adotada.

Anónimo disse...

Acho que a educação começa em casa, não venham cá a dizer que é os negros, brancos ou ciganos, tudo tretas a culpa e dos pais, não do senhor Pires e esposa são uns optimos pais e sabem ser bem educados, se todos os pais dessem uma boa educação em cas aos filhos e filhas, já nada disto acontecia, falta EDUCAÇÃO e as agressoras deviam ir para a cadeia, para saberem o que custa a vida, por serem menor uma não lha acontece nada. há colegio para COREÇÂO; sabem o que e fazer mal por isso devem ser punidas. A ESCOLA TEM CULPA, DE PEQUENO se começa quando chegar a grande já sabem como é. SE não se fizer nada hoje, amanhã poderá ser tarde. A BEm da EDUCAÇÂO será que estas agressoras teem educação em casa?. teão pais????. sei lá?? os CIGANOS OS BRANCOS E OS NEGROS SÃO TÂO EDUCADOS COMO NóS? EM TODAS AS RAçAS e etnias ha de uns e de outros.
se estas forem PUNIDAS DEVERAS; SErão um EXEMPLo PARA A SOCIEDADE: SE NÂO FIZERMOS NADA COMO É??? DEVEM SER CASTIGADAS: MAIS QUE NÂO SEJA O DIRECTOR DA ESCOLA TEM TODA A LEGITIMIDADE DE AS PUNIR COM FALTAS DISCIPLINARES ATÈ CASO PODEM REPROVAR O ANo. UMA SUSPENSÂO DE UMA SEMANA NÂO FAZ MAL:
SOU PAI TENHO 4 FILHOS, se os meus filhos ERRAREM devem ser castigados. CUSTO o QUE CUSTAR.
MAS SABEM EU TENHO 4 FILHOS, 2 da 1ª ESPOSA, 2 da 2ª esposa. mas todos os dias sabemos como estão na ESCOLA: VOU A REUNIões com os directores de turma e eu ou as minhas eSposas a actual ou a EX, sabem que os meus filhos não teem culpa de nós pais estarmos divorciados, porque a educação fica bem em qualquer lado.
TODOS OS MENINOS E MENINAS QUEREM CARINHO; SE OS PAIS NÂO LHES DÂO CARINHO COMO É?: TODOS MERECEM UMA OPURTUNIDADE! todos devem ser educados e fica bem a educação, não é o pai e a mãe quererem copos e tabaco não ensinarem quando os filhos chegam a casa e ensinar-lhe e ver como é o caderno deles e os livros, dar volta atudo. os meus filhos Um tem 18 anos anda na universidade, outro tem 16 anos, outro tem 15 e outro tem 13 anos, os livros tão caros e a vida está dificil mas se queremos filhos temos estar prontos para os ajudar e educa-los.
A EDUCAÇÂO COMEÇA EM CASA. se sabem fazer mal tambem devem castigados. a bEM DA SEGURANÇA NAS ESCOLAS.

Anónimo disse...

Sabem o porque destas situações? Tenho 42 anos quando fazia asneira, o meu PAI dava-me uma tareia, tantas que levei, mas sabem uma coisa continuo a adorar o meu Pai, não lhe guardo rancor porque a ele lhe devo aquilo que sou hoje, agora dar uma palmada ou uma bofetada a um filho meu é um CRIME. Alguem sabe o que originou esta briga? Se não fosse filmada alguem sabia do sucedido? Tem que ser punidas sim, mas averiguar o que se passou, porque apetece-me dar uma tareia a alguem e dou.

Anónimo disse...

tretas e mais tretas e ainda mais tretas...... isto é só tetras.... e depois os nossos filhos andam a ser amassados pela escória

Anónimo disse...

...tretas sim! como é possível pagar 140€? O SNS fixou em 50€ o limite de comparticipação por utente e por episódio, será que não apresentou cartões propositadamente?

Anónimo disse...

As pessoas gostam de protagonismo mais nada. Deixem a escola resolver esse problema e não alimenta-lo com mentiras.