segunda-feira, 14 de julho de 2008

RIB


O PSD, agora sem Luís Leandro está decidido a fazer frente a construção de dois Resíduos Industriais Banais em Azambuja e Vila Nova da Rainha.

Com a saída de Leandro, as rédeas do partido foram para já assumidas por Conceição Maurício, actual líder da AM que contesta a decisão da autarquia que quer tapar os buracos deixados por duas empresas de extracção de inertes, com a construção de dois RIB.

Num comunicado assinado por Maurício, ao qual tivemos acessos, o PSD salienta entre outras questões "a proximidade em relação às zonas urbanas – a 500 metros de Vila Nova da Rainha e a 200 metros de Azambuja –, torna-os desde logo inaceitáveis". Por outro lado vinca que "a haver necessidade de construção deste tipo de aterros– e não há nenhum estudo que o demonstre, nem sequer a Câmara sabe quais as necessidades próprias que tem – a sua localização teria de ser a uma distância razoável das zonas habitadas. Até porque não é completamente seguro afirmar-se que nos aterros de resíduos não perigosos não possa ser admissível lixo comum".

Como soluções aponta "no vizinho concelho de Alenquer, paredes-meias com o nosso Concelho, existe um aterro em fase de acabamento que pode servir as nossas necessidades" (...) "por lei, as empresas são obrigadas a repor em boas condições ambientais essas zonas. Se as empresas não estão dispostas a cumprir agora a lei, quem nos garante que no futuro cumprirão com o que a lei dispõe em relação à exploração e encerramento destes aterros. Empresas que não querem cumprir com a lei serão parceiros válidos para uma sociedade com a nossa Câmara? Parece-nos que não".

Joaquim Ramos está determinado. Publicamos na integra a posição do autarca.

1. Pretendem os habitantes de Azambuja ficar com uma chaga no terreno - a Zubareias- onde inclusivamente sem controlo tem sido despejadas as mais variadas cargas poluentes, com risco dos próprios lençóis freáticos e sem qualquer espécie de controlo ? Penso que não. Mas mesmo que o queiram fazer, a Zubareia tem o direito de localização adquirido - o único factor sobre o qual nos termos da LEI A CÂMARA SE PODE PRONUNCIAR - no Plano Director Municipal;


2.Pretendem os habitantes de V.N.da Rainha ficar com um buraco na zona industrial onde se acumulam águas representando um perigo efectivo ( já lá há uma lagoa...) ? Creio que não.
Será na minha perspectiva preferível ir enchendo com materiais inertes - o PSD sabe bem que não são admissíveis outros lixos -, com o controlo efectivo da Câmara traduzido na sua participação na empresa, criar alguns postos de trabalho ( até qualificados dadas as exigências ambientais) e ainda participar nos resultados.
Só mais duas observações:
a) A grande questão do movimento de camiões. Será que repor o terreno nas condições anteriores como é reivindicado não implica movimentos de camiões ? A terra vem pelo ar ?
b)Mais geral : que propostas fez até hoje o PSD ? Que me lembre só tem barafustado com minudências contabilísticas ( a D. Conceição chamou-me incompetente porque não sei quê estava na conta 22 e devia estar na 26...) e contraria tudo quanto é iniciativa da Câmara...
Por mim, não vou desistir de melhorar o Concelho, nem que isso me valha insultos e impropérios de meia dúzia de pessoas que são um deserto de ideias

15 comentários:

Anónimo disse...

De facto a Conceição só perde tempo com minudências.
Mas voltemo-nos para coisas mais importantes.
Que tal conhecer o valor em dívida aos pequenos fornecedores da Câmara?
Que tal conhecer a totalidade da dívida e os valores do curto prazo?
Que tal conhecer o montante de juros da dívida?
Parece que estas minudências não estão bem clarificadas aos olhos dos eleitores/pagadores.

Anónimo disse...

Já agora porque é que os projectos do sr Ramos passam todos por trazer trampa para o Concelho?
Prisões,aterros...

Anónimo disse...

É que com o Ramos vai tudo para o buraco (não me interpretem mal).

Anónimo disse...

De facto a Conceição só perde tempo com minudências.
Mas faltam-lhe coisas mais importantes.
Que tal conhecer o negócio da ecoambiente?
Que tal conhecer as negociatas da emia em que alguns administradores estão envolvidos?
Que tal conhecer os negócios que envolvem o "miolo" de Aveiras, o cinema e a nova Aveiras?
Parece que estas minudências não estão bem clarificadas aos olhos dos eleitores/pagadores.
Será porque a Conceição não pode falar?

Anónimo disse...

Se bem ma lembre,cagente aqui nos Kasais somes todes burres,essas negociatas também têm a ver com a Câmbra nã?!

Anónimo disse...

COM A CÂMARA COM O RAMOS COM O MARIDO DA SÃO COISA E TAL, OU PENSÃO QUE ELA ANDA DE PORCHE POR ACASO, O DINHEIRINHO TEVE QUE VIR DE ALGUM LADO, Á QUE MANTER O ESTILO DE VIDA E ISSO SÓ SE CONSEGUE FAZENDO MAIS UMAS NEGOCIATAS COM A CÂMARA..

Anónimo disse...

Estou admirado com um Presidente que responde a blogs. Devia ser a Dra. Lucília que já trabalha na Câmara que devia responder.
A mulher pode ser loira mas, com o slogan que criou " A evolução é natural" deveria sugerir a outra mulher (do administrador da EMIA), que quem DESTAPA, deve tapar!
Assim o que o Dr. Ramos devia dizer, perdão mandar dizer, era que com a quantidade de terras que foram retiradas em frente à Opel e lá depositadas, já dava para tapar o buraco de VN Rainha. (Evolução natural.)
Quanto ao buraco orçamental da Câmara aos fornecedores já tenho dúvidas que a zona da Zubareias chegue para tapar.
Mas acredito que Daniel Claro também tenha uma paplavra a dizer.
Anónimo natural

Anónimo disse...

Opá a dra lucilia?
Essa tambem nao popde falar... foi ela que montou o negocio da poisada do campino com o joaquim ramos! Aquela porcaria ficou carissima, o orçamento nao resistiu e a inspeccao geral das finanças ja sabe!
é por estas e por outras que o matos (chefe da poisada) anda calado e a conceiçao nao abre a boca.
É FARTAR VILANAGEM!!!!!!!!!!!
COMEM TODOS DA MESMA GAMELA!!!!!!!!
RONC RONC RONC RONC

Anónimo disse...

anónimo das 15:27 como é que essa da poisada do campino???

o que tem a inspecção geral das finanças a ver com esta questão??

Anónimo disse...

é pena é isto em portugal não serem engavetados....

è até um dia....

Anónimo disse...

alguém me explica o "negócio da poisada do campino"????

Anónimo disse...

Ora bem,poisada é o particípio passado do verbo poisar.
Se poisa,poisa alguma coisa.
Como os campinos não voam,logo não poisam.
Então poisam o quê? Poisam negócios!
Agora poiso eu,depois poisas tu.
Agora janto eu,depois jantas tu.Depois jantas tu mais eu.
Agora não pago eu,agoras não pagas tu,pagam "eles".

Anónimo disse...

se fossem so os jantares...
as obras é que interessam. foram mais caras do que dizia o orçamento. quem ganhiu com o negocio? quem foi? á direita quem tem os carros penhorados pelas finanças? á esquerda quem recolhe as massas para as campanhas eleiotais?

Anónimo disse...

Quer dizer que era um problema de coração???

Anónimo disse...

Se fosse de fígado ainda se assavam umas iscas!