terça-feira, 15 de junho de 2010

Paulo Ferreira - O Azambujense triunfa nos Estados Unidos

Crónica de um Jornalista Português nos Estados Unidos

A 7 de Junho a praça de toiros de Stevinson na Califórnia abriu as suas portas para receber mais uma corrida à portuguesa numa promoção das Grandes Festas em Louvor ao Divino Espírito Santo de Stevinson, com início pelas 20:00 horas, com praça cheia até à bandeira!
Em praça estiveram os cavaleiros: Paulo Ferreira (de alternativa) de Portugal Continental e os patricantes Saro Cabral (Califórnia) e João Pamplona (Terceirense), para lidarem um curro fornecido pelas ganadarias Californianas: Joe Sousa de Stevinson, Manuel Costa Jr. de Los Banos e Acoriana de Turlock.
Os Amadores de Turlock, capitaneados por George Martins, encerram-se com os seis da ordem.
O cavaleiro Paulo Ferreira apresentou-se em praça com uma quadra de cavalos da coudelaria M&M dos irmãos Martins de Hilmar, onde apresentou nesta quadra mais duas novas montadas que demonstraram grandes qualidades aumentando o efectivo em termos de quantidade e qualidade.
O ginete que fixou residência na California, mais concretamente na cidade de Hilmar, esteve à altura das exigências e com uma actuação de grande qualidade, tocando-lhe em sorte dois toiros provenienes da ganadaria de Manuel Costa de Los Banos, com comportamentos completamente distintos que exigiram do cavaleiro uma perfeita leitura das suas caracteristicas e uma grande concentração para poder tirar o melhor partido dos seus opositores.
Paulo Ferreira esteve sempre bem na brega levando o toiro colocado às sedas do cavalo, ladeando na cara do toiro e desenhando algumas sortes de grande arte e técnica cumprindo na íntegra as exigências do canône do toureio à marialva em especial no seu primeiro que não sendo brilhante deixou-se lidar e proporcionou ao ginete a cravagem de um ferro comprido de grande recorte técnico e dois curtos de praça a praça dando a primazia ao toiro, citando de largo, cravando de alto a baixo, dobrando-se na cara do toiro e saindo ao píton contrário – dois ferros cheios de emoção e arte – fazendo vibrar a plateia.
O segundo do seu lote e o quarto da noite era um toiro complicado que se adiantava ligeiramente à montada que se atrasava na hora da reunião obrigou o cavaleiro a um trabalho intenso não permitindo nada de especial na ferragem comprida mas com grande entrega, arte e saber o ginete terminaria a sua actuação com dois ferros curtos de grande qualidade e emoção.

Paulo Ferreira foi por mérito próprio o grande triunfador da noite!

O jovem cavaleiro praticante, Saro Cabral lidou o segundo e o quinto da ordem da ganadaria de Joe Sousa de Stevinson em que o ginete Californiano apresentou as mesmas lacunas evidenciadas nas actuações anteriores: falta de sincronizacão com as montadas, ingenuidade nalguns períodos das lides, imaturidade na leitura dos seus oposlitores e diga-se em abono da verdade que lhe tocou em sorte o melhor lote da noite e que o jovem cavaleiro não soube tirar partido, destacamos apenas dois ferros curtos no último do seu lote, muito pouco para quem pretente em breve tirar a alternativa.
O jovem cavaleiro terceirense João Pamplona, filho do cavaleiro João Carlos Pamplona teve a infelicidade de lhe tocar em sorte o pior lote da noite que ostentava a divisa da ganadaria acoreana.
João Pamplona deixou alguns pormenores de quem sabe do ofício mas faltou-lhe experiência para dar a volta por cima a dois mansos, agressivos, com sentido e procurando a querença logo após o último comprido, a sua actuação valeu pela sua entrega, abnegação, sacrificio e profissionalismo atributos reconhecidos pelo público com um grande aplauso,
Os Amadores de Turlock, capitaneados por George Martins, que se encerraram com os seis da ordem tiveram uma actuação de qualidade com quatro pegas de grande categoria e valentia todas a 1a. tentativa, destacando-se também o lançamento de mais dois novos caras que estiveram bem, demonstrando valentia e qualidade .
Os peões de brega, Luís Filipe, Mário Teixeira e João Silva, estiveram bem, com destaque para Luís Filipe no apoio ao seu chefe de equipa e na preparação dos toiros para a pega.

Álvaro Aguiar

1 comentário:

José Cachado disse...

Parabéns ao Paulo Ferreira e votos de contínuos sucessos por esse mundo fora, um bem haja! José Cachado