segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OFICIAL - Azambuja perde quatro escolas

Conforme o Estado Velho tinha anunciado, o concelho de Azambuja vai perder oficialemte quatro escolas básicas.
O anúncio oficial já foi publicado pelo ministério da educação e aponta nesse sentido.
Relembro que quando o novo governo tomou a posse, a Câmara Municipal ainda teve esperanças que algumas escolas permanecessem abertas.
Contudo a autarquia mantém para Setembro a inauguração do Centro Escolar Boavida Canada. (na foto).

14 comentários:

José Brás disse...

Agora só falta sabermos se o novo Centro Escolar tem capacidade para todos com a dignidade que merecem e quais as implicações financeiras para o Municipio, porque isto não é só dizer que temos um novo centro é preciso trazer e levar os meninos, serão várias viaturas, vamos ver como vai ser......

Ricardo Oliveira Dias disse...

A falta de visão do executivo da C.M.A. leva a que a Freguesia de Aveiras de Baixo fique sem uma única escola aberta. Mas aqui a Junta de Freguesia também tem a sua cota parte, já que nada fez para impedir que todos os alunos fossem deslocados para a sede de concelho.
O Concelho de Azambuja não é só Azambuja.
A falta de visão e de investimento para resto do concelho esta a vista de todos.

Manuel disse...

o que é que o silvino fez por este assunto? pelos vistos nada.

Garcia Pereira disse...

A falta de visão ou a nossa visão. É que de facto existem várias visões para o mesmo problema e uma delas passa pelo que se chama ordenamento do território. Aveiras de Baixo é do tempo em que se andava de burro ou a pé e as localidades desenvolviam-se à volta dos locais de trabalho. Agora as pessoas são atraídas num movimento centrífugo para os centros. É assim que nascem as metrópoles e é assim que se desenvolve a desertificação do território.
Esta concentração de alunos em escolas maiores têm coisas más e coisas boas, tais como as visões. Se por um lado retiram-se as crianças das localidades com menos gente, levando depois os pais a procurarem casas junto às escolas e a esvaziarem as localidades mais pequenas, por outro lado criam-se quer economias de escala mas também melhores condições quer pedagógicas quer de meios.
O resto é a vida.

José Brás disse...

Pode até nem ser verdade porque isto diz-se e escreve-se muita coisa, no entanto já ouvi dizer que devido à falta de espaço há alunos que por força das circunstãncias serão uma espécie de excendentes, diz-se então que irão para a escola dos contentores, se isto vier a ser verdade, alguém falhou nas contas quando projectou o novo Centro, ou então o estudo era antigo e alguns dos futuros alunos ainda não tinham nascido.

Anónimo disse...

Aveiras de Baixo , pois tinha ja os dias contados, agora Casais da Lagoa uma nova centralidade que devia convergir como centro da Freguesia tendo por base as Virtudes ali a 2 km é uma pena pois tinha um otencial de bom desenvolvimento.

Cumprimentos

Ricardo Oliveira Dias disse...

Caro Garcia Pereira, concordo com o que disse. De facto é o que aparece em qualquer compêndio de geografia. Agora, nos planos municipais esta a construção de uma nova escola, com a localização prevista para Azambuja. Isto quer dizer que mais uma vez Azambuja fica com todos os recursos. A deslocalização dessa escola para Aveiras de Baixo ou Casais da Lagoa, criará um novo movimento e dinamismo para estas localidades. Para além disso, a CMA não teve em conta o custo das deslocações dos estudantes. Possivelmente é mais rentável a deslocação desta nova infraestrutura. Como diz o outro senhor: "É fazer as contas!"

José Brás disse...

Como sabem o abortado Centro Escolar da Freguesia de Aveiras de Baixo seria feito no local onde actualmente existe a escola, no entanto não tinha espaço suficiente, então seria cedido por um benemérito de Aveiras de Baixo uma parcela de terreno pegada à escola para assim ter o espaço suficiente para a sua construção, claro que e citando o nosso Presidente " não há jantares grátis ", louvo por isso o benemérito que dava a dita parcela, não devia era ser de borla, mas sobre isso o nosso Presidente também explicou qualquer coisa. Enquanto isto nos Casais da Lagoa, uma localidade em crescimento a todos os niveis que tem forte potencial habitacional para crescer e não havia necessidade de comprar terrenos ou efectuar quaisquer negócios com terceiros isto porque a Câmara é detentora de um lote de terreno que dá para fazer dois centros escolares, e que pelos vistos ninguém sabia que existia???? e fica bem no meio da localidade perto de tudo mas afastado dos perigos do trânsito ao invés de Aveiras de Baixo, nada me move a mim ou ao povo dos Casais da Lagoa seja aquilo que for contra a população de Aveiras de Baixo. Temos que ter o devido descernimento para ver que aqui o que se passou foi deliberadamente jogos politicos que fracassaram porque o povo dos Casais da Lagoa uniu-se e cá estaremos para o futuro porque a fogueira ainda está arder, alguém se vai queimar nela, vamos ver quem.

Por ultimo gostava de apelar às pessoas que se manifestam sobre este assunto ou até outros aqui no blog que não tenham medo de revelar a verdadeira identidade, só assim os comentários poderão ter um cariz de credebilidade.

Anónimo disse...

Até pode ser agora com o Jorge Lopes no Governo, que comecem a reabrir as escolas, dado a sua grande influência junto do PPC. Pode ser que a OPEL volte, que Azambuja deixe de ser um local de logística (e seja lá o que o dr, Lopes bem entenda, se bem que acredito que nem ele ainda saiba o que queria que fosse...), que o que foi prometido devido á OTA seja efectivamente pago pelo Governo, etc, etc. Era bom não era?? Ainda ha quem acredite em santos milagreiros?? Os de casa não fazem milagres, diz-se...

Augusto Pinto disse...

O jorge lopes no governo??? esta malta não percebe nada disto. ele adjunto de um secretário de estado. ele é membro de um gabinete de apoio.
os membros do governo são os ministros e os secretários de estado.
quem escreveu que ele é membro do governo ou é burro ou mentiroso.

Anónimo disse...

QUE FRUSTAÇÃO, ENTÃO O LOPES NÃO FOI PARA O GOVERNO? E PENSAVA EU QUE SIM... PELO QUE LI NO COMENTÁRIO ANTERIOR ENTÃO O LOPES MAIS PARECE O "TÓ MANEL" DA CAMARA DE AZAMBUJA....

Anónimo disse...

A diferença é no ordenado....

Anónimo disse...

O centro escolar da freguesia de Aveiras de Baixo não se faz mas, as estufas já foram abaixo. Agora vamos ver o que esse senhor que foi tão generoso, ao oferecer o terreno para o centro escolar, junto à escola de Aveiras de Baixo vai contribuir para a freguesia. Sr.Joaquim Ramos e Silvino Lucio vocês tocaram no que o povo de casais da lagoa mais se orgulhava os nossos filhos eram aqui que começavam a ser educados foi sempre a escola com mais alunos incritos todos de cá e ainda ficavam alguns em aveiras de baixo por serem forçados,agora pelo menos que dexem a escola como está não comecem já a saquear para levar para aveiras como já tentaram os estores se fazem falta na escola de aveiras também fazem na dos casais. Estejam atentos Sr.politicos alguém vai pagar.

Anónimo disse...

Ninguém paga nada isto é um regabofe quem se lixa é o mexilhão, quando for a eleições essa rapaziada vende outra vez bem e lá vai o pessoal votar neles.... o pessoal dos Casais da Lagoa tem mas é que pensar em criar um movimento para concorrer à junta de aveiras de baixo.