 |
O Novo Centro Escolar de Azambuja
responde aos desafios modernos e
tem todas as condicções para
receber alunos das escolas que
agora encerram
A unidade abre no próximo ano lectivo |
No próximo ano lectivo a freguesia de Aveiras de Baixo deverá deixar de ter escolas.
A autarquia tinha programado para a freguesia um centro escolar, mas segundo uma informação da vereadora com o pelouro da educação, isso não será possível, uma vez que a União Europeia (que financia estes projectos) não permite a construção dos equipamentos para comunidades com menos de 100 alunos, referiu Ana Maria Ferreira em reunião de câmara.
Assim e depois da conhecida contestação dos habitantes dos Casais da Lagoa que reivindicavam uma velha promessa eleitoral do PS, a construção do Centro Escolar a aldeia de Casais da Lagoa, fica definitivamente não só sem a escola, como sem qualquer tipo de hipóteses de ver construída a unidade escolar que tanta tinta fez correr nos jornais e tantas dores de cabeça deu aos autarcas nas reuniões de câmara e assembleias municiais e de Freguesia.
Mas não são só os Casais da Lagoa ficam sem hipoteses de ter qualquer establecimento de ensino. A sede de freguesia Aveiras de Baixo perde também a sua única escola.
Na mesma situação estão as aldeias de Casais dos Britos e Casais de Baixo, sendo que neste caso os alunos serão integrados no novo centro escolar Boavida Canada que abrirá no próximo ano lectivo em Azambuja.
Recordo que a freguesia de Vila Nova de São Pedro, no Alto Concelho de Azambuja, também já não tem qualquer escola a funcionar na sua freguesia, assim como a Macussa. Ambas as freguesias viram os seus alunos transferidos para Manique do Intendente, cujas obras permitiram a inclusão de inúmeros alunos daquela parte do concelho azambujense.